Homem Vitruviano
- Ilson Barros
- 3 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jul. de 2021
O Homem Vitruviano é uma imagem criada por Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi publicado em 1490, durante o Renascimento. Representa o ideal clássico de beleza, o equilíbrio e a harmonia das formas, além da perfeição das proporções. É uma das obras mais conhecidas e reproduzidas no mundo.
Segundo várias fontes, o Homem Vitruviano foi inspirado na obra De Architectura, do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (Vitrúvio).
Características da Obra

As principais características do Homem Vitruviano estão relacionadas com a proporcionalidade e o nível de perfeição das formas. Ele é apontado como uma figura de proporções ideais, segundo o modelo clássico de beleza.
No desenho temos um homem nu representado numa sobreposição de imagens. Elas formam quatro posições diferentes. Numa delas, os braços fazem um ângulo de 90 graus; e noutra, eles aparecem mais acima da cabeça.
Em relação às pernas da figura, notamos um desenho com as pernas mais cerradas e outro, com as pernas abertas. Note que duas formas geométricas auxiliaram Da Vinci em seus cálculos: um círculo e um quadrado.
Interessante notar que mesmo com mudança das posições esboçadas por Leonardo, o umbigo representa o centro de equilíbrio, o qual permanece imóvel.
Significado Filosófico
O desenho de Da Vinci está intimamente relacionado com a filosofia humanista e o conceito de antropocentrismo. Ambos foram basilares e muito difundidos na época do Renascimento. Tanto no antropocentrismo como na filosofia humanista temos a tomada do pensamento racional. Nele, o homem torna-se o centro do mundo, em
Curiosidades
O desenho original do Homem Vitruviano está exposto na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, na Itália.
Devido suas proporções e precisão técnicas, a obra de Leonardo é também considerada um algoritmo matemático: a "área total do círculo é equivalente à área do quadrado (quadratura do círculo)"
Também é referido em algumas obras como “Cânone das Proporções”.
Além de Leonardo, houve outras entativas de reproduzir o homem descrito por Vitrúvio: Hermann Ryff, Francesco di Giorgio Martini, Albrecht Dürer, Cesare Cesariano, Hermann Ryff, Robert Fludd e Francesco di Giorgio Martini.
Comments