top of page

Homem Vitruviano

  • Foto do escritor: Ilson Barros
    Ilson Barros
  • 3 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2021

O Homem Vitruviano é uma imagem criada por Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi publicado em 1490, durante o Renascimento. Representa o ideal clássico de beleza, o equilíbrio e a harmonia das formas, além da perfeição das proporções. É uma das obras mais conhecidas e reproduzidas no mundo.

Segundo várias fontes, o Homem Vitruviano foi inspirado na obra De Architectura, do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (Vitrúvio).


Características da Obra



As principais características do Homem Vitruviano estão relacionadas com a proporcionalidade e o nível de perfeição das formas. Ele é apontado como uma figura de proporções ideais, segundo o modelo clássico de beleza.

No desenho temos um homem nu representado numa sobreposição de imagens. Elas formam quatro posições diferentes. Numa delas, os braços fazem um ângulo de 90 graus; e noutra, eles aparecem mais acima da cabeça.

Em relação às pernas da figura, notamos um desenho com as pernas mais cerradas e outro, com as pernas abertas. Note que duas formas geométricas auxiliaram Da Vinci em seus cálculos: um círculo e um quadrado.

Interessante notar que mesmo com mudança das posições esboçadas por Leonardo, o umbigo representa o centro de equilíbrio, o qual permanece imóvel.

Significado Filosófico

O desenho de Da Vinci está intimamente relacionado com a filosofia humanista e o conceito de antropocentrismo. Ambos foram basilares e muito difundidos na época do Renascimento. Tanto no antropocentrismo como na filosofia humanista temos a tomada do pensamento racional. Nele, o homem torna-se o centro do mundo, em

Curiosidades

  • O desenho original do Homem Vitruviano está exposto na Gallerie dell’Accademia, em Veneza, na Itália.

  • Devido suas proporções e precisão técnicas, a obra de Leonardo é também considerada um algoritmo matemático: a "área total do círculo é equivalente à área do quadrado (quadratura do círculo)"

  • Também é referido em algumas obras como “Cânone das Proporções”.

  • Além de Leonardo, houve outras entativas de reproduzir o homem descrito por Vitrúvio: Hermann Ryff, Francesco di Giorgio Martini, Albrecht Dürer, Cesare Cesariano, Hermann Ryff, Robert Fludd e Francesco di Giorgio Martini.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Colesterol: Como vai o seu...?

Presença constante nas notícias da virada do século, ele parece ter sumido das manchetes. Mas não deixou de ser uma ameaça às artérias....

 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

© 2021 por  Ilson Barros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
bottom of page